Os Benefícios da Melatonina para nossa saúde

A melatonina é um hormônio com poderosas propriedades para o nosso organismo, podendo ser encontrada em diversos alimentos. Nesse artigo veremos alguns de seus benefícios para o nosso corpo e alguns alimentos que podemos encontrar esse hormônio tão importante para a nossa saúde.

Melhora da qualidade do sono

Foram feitos alguns estudos que revelaram que essa substância ajuda a combater a insônia, pois possui uma ação sedativa a curto prazo. O hormônio pode ser encontrado em vários alimentos saudáveis, ajudando a regular o sono e também em forma de suplemento, já encontrado no mercado brasileiro.

Ajuda no controle dos efeitos da menopausa

Durante essa fase da vida é muito comum as mulheres sofrerem com mudanças de humor, e insônia. Aumentando a produção de melatonina, seja com alimentação correta, suplementação ou exercícios físicos, podemos melhorar o descanso e o equilíbrio emocional.

Ajuda no emagrecimento

A melatonina ajuda na produção de células que têm o poder de queimar a gordura ruim ao invés de armazená-la, ajudando a regular o metabolismo e assim ajudando no emagrecimento.

Proteção do sistema imunológico

Se conseguirmos manter um nível alto de melatonina no organismo, combinada com hábitos saudáveis e uma boa alimentação, estaremos menos vulneráveis a situações de estresse e de doenças virais como gripes e resfriados, nos protegendo também do envelhecimento precoce como veremos a seguir.

Antioxidante

Algumas pesquisas estão sendo feitas para o uso de melatonina no tratamento de Alzheimer e o mal de Parkinson, pela sua capacidade de manter os tecidos em bom estado e ajudar na proteção contra radicais livres. Além de ser possivelmente uma aliada contra essas doenças, ainda ajuda a controlar o envelhecimento.

Já existem no mercado suplementos a base de melatonina, mas somente um médico poderá passar a medicação, pois tomada de forma equivocada ou em doses excessivas, pode causar mal estar – como náuseas e cefaléia (dor de cabeça)

O suplemento a base de melatonina é indicado principalmente para pessoas que sofrem com insônia ou tem algum distúrbio de sono. É importante deixar claro que uma alimentação correta uma rotina saudável e exercícios físicos ajudam a potencializar o efeito desse nutriente.

A melatonina pode ser encontrada em diversos alimentos como cerejas, nozes, mostarda, amêndoas, bananas, goji, alface e peixes em geral.

É importante observar que esse hormônio é secretado pelo organismo, principalmente durante a noite, por isso é importante o descanso adequado. Uma alimentação saudável e uma rotina de atividades físicas também são importantes para manter uma vida realmente saudável.

Fonte: Clube dos Sem Sono

Be First to Comment

Leave a Reply